Uma partida entre Bahia e Juatuba, válida pela Copa Brasileirinho Sub-14, ocorrida na sexta-feira, 13, em Juatuba, denegriu o nome da cidade em todo o Brasil, após a torcida do time da casa demonstrar atos de racismo e xenofobia.
Mesmo com as ofensas como: “Bando de baianos desgraçados”, “macacos” e incentivos à violência, o Bahia venceu pelo placar de 2x0. O produtor de conteúdo Antônio Neto, do canal ECB TV, divulgou um vídeo nas redes sociais onde claramente é possível ouvir os gritos registrados por espectadores, com as ofensas da torcida mineira. Os baianos também disseram que o vestiário da equipe foi alvo de fogos de artifício.
A equipe do Tricolor publicou uma nota de repúdio contra a torcida da Seleção de Juatuba, inclusive informou que medidas cabíveis serão tomadas e pediu que a resposta seja à altura da gravidade dos fatos ocorridos. Também disse que “os garotos estão sendo assistidos pela equipe que os acompanha durante as competições e que contam, também, com apoio de nossa equipe psicossocial”.
Nos últimos anos houve um avanço significativo de casos de racismo em partidas de futebol, seja no Brasil ou em outros países. Porém, esse episódio ocorrido em Juatuba, levou a cidade a fazer parte de um triste histórico, já que foi divulgado em grandes portais e mídias sociais.
Comentários: